Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: BAMBU O SÍMBOLO DO REIKI

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BAMBU O SÍMBOLO DO REIKI




O BAMBU O bambu foi no Japão um dos elementos principais da pintura da época Sung (8ª dinastia). Ali, a pintura do bambu tornou-se não apenas uma arte, mas um exercício espiritual. Junto com o pinheiro e a ameixeira, o bambu serve para afugentar as más influências, como também é considerada uma planta de bom augúrio. As artes marciais japonesas e chinesas o usam como arma, acima de tudo para fortalecimento do espírito, traçando paralelos entre suas características principais como resistência e flexibilidade, afinal ele se verga ao vento, mas não se parte ou é arrastado por ele. Sua retidão inigualável, sua resistência e inteireza, assim como seu elan disposto em direção ao céu e o espaço vazio entre seus nós, que para os budistas simboliza a vacuidade do coração, fazem do bambu o símbolo perfeito do Reiki.

A HISTÓRIA DO BAMBU
Por Luciano Gomes Marinelli (baseado na lenda chinesa do bambuzal)

O senhor das terras do leste foi ter uma conversa com o bambu.
Lá chegando, viu que ele era enorme, verde, forte e absoluto.
Ajoelhou - se perante o bambu mais forte, grosso e viçoso e disse em tom firme:
- Bambu, és meu amigo, meu irmão e meu aliado ?
- Sim, mestre !
- Bambu, eu preciso cortar a tua carne !
- Sim mestre, corte - me as folhas !
- Bambu, eu preciso cortar sua cabeça e pernas pois preciso de teu corpo !
- Se assim desejas, pode podar - me e arrancar - me do solo, meu senhor !
- Preciso agora dividi-lo ao meio e retirar os teus ossos !
- Pois bem, meu senhor, corte - me ao meio e retire de mim os elos e me deixe por inteiro, oco.
- Bambu, tu és forte e corajoso ? Tu és humilde ?
- Sim, mestre; e como sou ! Floresço, cresço
 rápido, faço com que o vento sussurre por entre minhas flores, sirvo de morada para alguns animais, e sinto que devo servir a vós!
- Pois bem, bambu. Quero a maior parte de
 você agora.
- Quero o seu coração!
- Mestre, já cortou a minha carne, separou meus membros, partiu - me e drenou minhas forças. Agora estou morto e vossa senhoria quer meu coração? Se é de sua vontade, que assim seja feito.
O mestre então, disse:
- Vou levar - te daqui, separar - te em pequenas partes e estendê-lo pelo vale. Você nunca mais verá teus amigos e ficará só, sujeito ao sol, a chuva e a ação do tempo.
O bambu emudeceu e a vontade do mestre foi cumprida.
O mestre uniu as partes do bambu, fazendo uma grande calha que levaria a água do rio até a parte que sempre era assolada pela seca.
Concluída a sua
 engenharia, meses depois o solo floria com variadas espécies de hortaliças, flores e frutos. O vale seco e triste, agora era lindo e cheio de vida.
O mestre, feliz, ajoelha - se então a calha feita com o bambu e diz:
- Meu amigo, entendeu agora porque eu precisava mais que tudo de seu coração?
O bambu que permaneceu calado durante os meses, agora cheio de felicidade, vendo que ali estava o seu coração junto com o de seu mestre, soube que sem ele nada daquilo possível.
Com o seu coração fez brotar vida e vida em abundância...


Fonte: Núcleo de Meditação e Estudos do Portal Arco Íris
Apostila de Reiki nível I


Nenhum comentário:

Postar um comentário