Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI E AS CÓLICAS MENSTRUAIS

Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2012

REIKI E AS CÓLICAS MENSTRUAIS




Na medicina tradicional oriental, assim também como na ocidental holística, sabe-se que os aspectos emocionais e mentais estão diretamente envolvidos nas sensações físicas do corpo, doenças, dores, e distúrbios. 

Uma das causas de dores que acometem mais de 80% das mulheres são as cólicas menstruais. A menstruação é a expressão do princípio feminino e da fecundidade. Ao menstruar pela 1a vez, a menina se torna apta a procriar e se afirma como mulher. Fora os fatores biológicos que envolvem as cólicas menstruais, a não aceitação destes princípios, mesmo na fase adulta, a negação dos mesmos e a rejeição às transformações do corpo e às limitações impostas pelo período menstrual formam o pano de fundo emocional e mental que geram as cólicas menstruais. Elas podem estar presentes desde a 1a menstruação ou aparecer repentinamente em uma fase qualquer da vida da mulher. Quando a dor aparece numa determinada etapa da vida, é preciso prestar atenção ao que está acontecendo pois, com certeza, há uma tensão maior e o corpo está tentando dizer algo através da dor.

Numa sociedade tipicamente machista, a negação do feminino com estados mentais negativos em relação a feminilidade, tais como: "queria ter nascido homem", "mulher sofre mais", lutas sexistas que ao invés de promover a união de ambos sexos promovem desavenças entre os gêneros, decepções com o universo masculino, entre outros, podem agravar o quadro de negação deste processo natural de toda mulher.

Porém, as principais causas emocionais das dores no período menstrual estão ligados normalmente ao fato da mulher estar relutante em engravidar, por estar pensando na carreira, na situação financeira, nas preocupações diárias, num relacionamento que não está bem, e um filho neste momento seria extremamente inoportuno. Sendo assim, o ciclo natural e necessário se transforma em dor causada por esta rejeição inconsciente. O oposto também ocorre quando há o desejo de ter filhos, e a chegada da menstruação é a negação deste desejo.

A procriação, do ponto de vista feminino, sempre envolve a entrega de uma parte de si própria, e muitas vezes a mulher não se acha disponível ou não quer abrir mão do seu momento, do seu bem-estar ou da sua estética corporal. E sendo o sangramento mensal a expressão física deste princípio, ele tende a ser doloroso. O que não significa querer e deixar a gravidez acontecer, é necessário apenas que esse processo do ciclo menstrual não seja visto como um entrave, como um problema, como algo ruim.

É preciso conhecer a si mesma de forma verdadeira e entender as emoções envolvidas no processo para que as cólicas diminuam de intensidade e desconforto. O Reiki surge como uma alternativa extremamente eficaz na dissolução de bloqueios de ordem emocional, física e reequilibra o organismo e a mente tratando na origem do problema as causas dos desconfortos neste período.

Fonte: http://usuireikiryoho.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário