Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: AUXÍLIOS DO REIKI EM CONCURSOS

Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

AUXÍLIOS DO REIKI EM CONCURSOS


Muitos candidatos acreditam que a preparação para um concurso público vai muito além da interação com livros e apostilas. Alguns costumam procurar técnicas que auxiliem este processo, podendo ser com um psicológo, um hipnoterapeuta. Há aqueles que chegam a procurar terapias holísticas. Dentre essas está o Reiki, que é uma terapia alternativa/complementar redescoberta em 1922 pelo japonês Mikao Usui. É baseada na canalização da energia universal (rei) com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital (ki) de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo promover saúde. Enquanto terapia, o Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ação integrativa, complementar à atuação médica. E já existem até mesmo pesquisas em universidades brasileiras (USP e UnB, por exemplo), nas quais o seu uso é associado à cura de certas enfermidades.

Ele certamente não fará milagres na vida dos concurseiros, mas pode, sim, ajudá-los a relaxar e achar o ponto de equilíbrio físico e emocional durante a maratona de estudos e, principalmente, no dia da prova. De acordo com o reikiano Claudiney José Rosa, praticante há aproximadamente oito anos e atendente no Espaço Paz e Harmonia, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, o Reiki auxilia na concentração e na diminuição da ansiedade antes da prova, tendo, assim, mais foco nos estudos. "Nossos paciente são, na maioria, estudantes. Alguns são alunos de pós-graduação que fazem acompanhamento com o Reiki para ter mais foco na pesquisa, diminuir a ansiedade e adquirir mais calma para apresentar o trabalho à banca", afirmou Claudiney.

Os pacientes que passaram pela salinha, como ele costuma chamar o espaço da sessão, escreveram em um livro aquilo que conquistaram durante o tratamento. Muitos relataram sobre a sensação de diminuição de estresse e ansiedade, principalmente durante o período de provas. Segundo Claudiney, não há contra-indicações. Ele já viu casos de mudança de vida por causa do Reiki. Pessoas em depressão encontraram novos estímulos na vida. Usuárias de drogas, como a cocaína, largarem os vícios e os remédios após o tratamento auxiliar. "A pessoa se sente mais saudável e harmoniosa consigo e com o mundo", garantiu.

Como funciona?

O Reiki é recomendável como complemento para aumentar a eficácia de tratamentos à base de medicamentos. Mas, isoladamente, apresenta resultados positivos no tratamento de estresse, dores de cabeça, perturbações emocionais, como depressão, ansiedade e insônia, além de baixa auto-estima, falta de memória e criatividade. Todos estes sintomas comuns a muitos candidatos de concursos públicos - e fatores de alto risco para quem sonha em conquistar a vaga na esfera pública. Em linhas gerais, o termo reiki significa 'energia vital do Universo' ou 'força da energia vital do Universo' A crença é de que tal energia pode ser canalizada e transmitida através das mãos.

A energia vital está em tudo o que vive e sua quantidade existente é ilimitada. Ao captá-la e transmiti-la, as carências físicas, mentais e espirituais do paciente são reduzidas. A energia vital permite que a pessoa se reconstitua pois ajuda ao reequilíbrio do organismo, purificando, desbloqueando emoções, reforçando e restabelecendo a energia no corpo, com o objectivo de proporcionar paz, bem-estar e equilíbrio. É devido à sua carência que, por vezes, surgem conflitos interiores e exteriores no nosso cotidiano.

O Reiki pode ser aplicado numa pessoa mesmo estando vestida com roupa confortável de material sintético, recomendando-se apenas o não uso de acessórios como relógios, pulseiras, cintos ou brincos. O mais importante é que a posição em que o paciente se encontra seja confortável. O terapeuta é o intermediário entre a energia e a pessoa que o recebe, não dando a sua própria energia nem sugando o do receptor, no entanto não consegue obrigar o receptor a receber a energia universal se o mesmo não a quiser receber consciente ou inconscientemente. As mãos do terapeuta percorrem os pontos dos chacras mais importantes do corpo e os meridianos energéticos tão conhecidos pela medicina oriental.

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário