Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: PROVAS DE VESTIBULAR E CONCURSOS.....

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROVAS DE VESTIBULAR E CONCURSOS.....





Prova do Enem: controle emocional evita nota baixa

Segue abaixo artigo retirado do site Gazeta Online que cita o Reiki no combate à ansiedade dos vestibulandos.

Prova do Enem: controle emocional evita nota baixa

(Ritmo de estudos aumenta, e a ansiedade pode atrapalhar os candidatos)

Após um semestre letivo de estudos, os alunos que vão fazer a prova do Enem em novembro começam, agora, a intensificar o ritmo para ter um bom resultado na avaliação. Ao mesmo tempo, para muitos, o nervosismo, o estresse e a ansiedade ficam à flor da pele e podem “derrubar” o candidato.
Para que esses e outros fatores emocionais não atrapalhem o desempenho dos estudantes, é importante que eles tenham uma válvula de escape. De acordo com a terapeuta Patrícia Vervloet, que há 12 anos trabalha com vestibulandos, o estresse deles é constante, e isso causa um desequilíbrio enorme.
É comum que eles tenham insônia, altos níveis de ansiedade e até mesmo dores no corpo. “Precisamos encontrar maneira de trabalhar essa tensão. Eu costumo indicar essências florais e alguma atividade física, mas ela têm que ser prazerosa, se não é mais uma obrigação e não adianta nada”, afirma.
Aos 17 anos, Hugo Marinho quer cursar matemática na Ufes. Ele conta que ao longo do ano foi descobrindo maneiras de aliviar sua ansiedade. A principal dela é tocar violão, um hobby que realiza todos os duas, à noite, após chegar do colégio.
Ainda segundo a terapeuta, a prática de yoga, reiki e acupuntura, modalidades que ajudam a relaxar corpo e mente. Ela destaca a importância em intercalar atividades de lazer à rotina de estudos ao longo do ano, e não apenas às vésperas do vestibular – quando a tensão aumenta ainda mais.
O mesmo vale para a alimentação. De acordo com a nutricionista Luane Magnago, o aluno deve, o quanto antes, consumir alimentos saudáveis, leves e ricos em cereais integrais. Ela explica que as frutas e verduras são aliadas no combate ao estresse, pois possuem antioxidantes. Para auxiliar na memória, uma boa pedida são as castanhas, ricas em selênio, e ovos, que contém colina, parte da formação dos neurônios.
Nervosismo pode fazer candidato esquecer conteúdo
O psicólogo e psicopedagogo Cláudio Miranda explica que a ansiedade exagerada pode fazer o candidato esquecer o conteúdo que estudou e ficar tão nervoso a ponto de errar a escrita, ter tremores e sudorese nas mãos. “Nos casos mais graves a pessoa pode ter tonturas ou até desmaios”, afirma.
Foi o que aconteceu com João Guilherme Torres, 20 anos. No ano de seu vestibular, em 2009, ele resolveu passar as férias de julho estudando, entre 18 e 20 horas por dia. Logo após a primeira aula do semestres, teve um princípio de convulsão e ficou imobilizado na sala de aula. “Acabei indo ao hospital. Essa crise de estresse se repetiu em setembro, por causa da minha carga de estudos”, conta.
Hoje, estudante de direito na Ufes, dá seu depoimento aos alunos e deixa dicas, como, por exemplo, deixar a véspera da prova para descansar.
Os pais também precisam ficar atentos porque a pressão para que o filho passe no vestibular para compensar os investimentos financeiros pode dificultar.
Fique de olho
Tempo
Pouco tempo para se preparar para a prova, que possui extenso conteúdo;
Pressão
Cobrança interna por uma boa nota e também externa, vinda dos familiares;
Excesso
Carga diária excessiva de estudos e ingestão de muita gordura e açúcares;
Escape
Tenha, ao longo do ano, momentos de lazer intercalados á rotina de estudos, como esportes ou música;
Relaxamento
Pratique yoga, reiki e demais atividades que relaxem o corpo e a mente. Essências florais ajudam;
Alimentação
Consuma frutas e verduras, que ajudam a combater o estresse, e alimentos bons para a memória, como ovos e castanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário