Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: ESTUDO DE REIKI SOBRE OS EFEITOS NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM COMA

Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ESTUDO DE REIKI SOBRE OS EFEITOS NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM COMA


Verusk Mimura realizou para o seu trabalho de pós-graduação um estudo de Reiki intitulado “A COMUNICAÇÃO E AS TROCAS CULTURAIS MEDIADAS PELO REIKI COM O PACIENTE EM COMA”
Segundo este estudo “A utilização do Reiki pode despertar nos profissionais a capacidade de comunicação por meio da percepção de sinais sutis que o paciente pode apresentar durante as sessões de Reiki, promovendo a humanização da assistência de enfermagem.”
De facto, a terapia Reiki é humanizadora e apesar dos seus efeitos não estarem comprovados cientificamente com dados absolutos e estatisticamente distintivos, quem recebe tem sempre algo a dizer sobre a experiência e sobre como auxilia a pessoa a encontrar a harmonia e saúde.

Reiki pode ter um papel interessante na comunicação ou estimulação do paciente em coma.


RESUMO
A comunicação é interação e troca entre pessoas, e só se torna efetiva quando produz mudanças no outro. O processo de comunicação está intrinsecamente relacionado à cultura dos sujeitos envolvidos. O Reiki, objeto de estudo deste trabalho, representa uma prática cultural e uma possibilidade de comunicação, entendida como construção de vínculos. O objetivo deste estudo foi identificar indícios prováveis do processo de comunicação com o paciente em coma induzido, durante a aplicação das sessões de Reiki, por meio da leitura e interpretação de possíveis alterações da frequência cardíaca, do percentual de saturação de oxigênio no sangue e de sinais subjetivos emitidos pelo corpo por meio das expressões faciais e corporais. Para análise dos resultados, utilizamos os códigos hipolinguísticos, segundo Bystrina (1994), e os princípios ambiência, vinculação e projetividade, considerados por Pross (1972) e Kamper (1972). A amostra se constituiu de um paciente com 51 anos de idade, sexo masculino internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O paciente selecionado apresentava quadro clínico de coma induzido, com pontuação de R4/R5, mensurado pela Escala de Sedação de Ramsay. O paciente foi submetido a uma sessão de Reiki diária, totalizando-se cinco sessões administradas em horários que não coincidiram com o horário de visita. Foram observadas alterações na frequência cardíaca, percentual de saturação de oxigênio e expressão facial do paciente após as sessões administradas. Existem poucos estudos hospitalares acerca da aplicação do Reiki no Brasil e, nesse sentido, nosso achado poderá vir a contribuir com a necessidade de continuarmos as pesquisas acerca do Reiki como processo de comunicação, além de outros benefícios ao indivíduo que o recebe. Acreditamos que, após nosso estudo, abram-se caminhos para a aplicação do Reiki nos pacientes hospitalizados, independente de sua patologia.

http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/10/estudo-de-reiki-sobre-os-efeitos-na-comunicacao-com-pacientes-em-coma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário