Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: TESE DE DOUTORADO DO PESQUISADOR RICARDO MONEZI SOBRE REIKI

Pesquisar este blog

domingo, 1 de junho de 2014

TESE DE DOUTORADO DO PESQUISADOR RICARDO MONEZI SOBRE REIKI



Este texto tem por objetivo mostrar  uma  TESE DE MESTRADO e recentemente a TESE DE DOUTORAMENTO sobre os efeitos do REIKI, de Ricardo Monezi Julião de Oliveira,  e que nos interessa  publicar neste blog,  face ao crescente  interesse de estudo e pesquisa  a cerca de terapias espirituais, no círculo acadêmico.  Uma excelente trilha a ser percorrida. Isto é muito bom! 

Bem, no dia 16 de setembro de 2013, foi publicada pela Escola de Paulista de Medicina, num Programa de Pós-graduação em Psicologia a TESE DE DOUTORAMENTO de Ricardo Monezi Julião de Oliveira com o tema: Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse:estudo placebo e randomizado(Effects of Reiki practice on psychophysiological and quality of life aspects of elderly patients with stress symptoms: a randomized placebo study).


Para finalizar, vou colocar as conclusões da tese, que pede mais investimentos científicos a cerca do assunto, e que possamos construir estas possibilidades no meio acadêmico, segue: 

CONCLUSÕES

Nossos resultados sugerem que a terapêutica Reiki produziu as seguintes alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos com estresse, através da promoção de um possível estado de relaxamento, superior ao constatado no grupo Placebo: 
Redução dos níveis de estresse;
Redução dos níveis de ansiedade e depressão;
Redução da percepção de tensão muscular e elevação da percepção de 
bem estar;
Elevação dos níveis de qualidade de vida referente aos domínios:“Aspectos espirituais, Religião e Crenças pessoais”; “Físico”; “Psicológico”; além das facetas 
“Autonomia” e “Intimidade”;
Elevação da temperatura periférica da pele;
Redução da tensão muscular do músculo frontal e condutância elétrica da
 pele;
Sugere-se a realização de futuros estudos, de natureza multidisciplinar, a fim de aprofundar  compreensão a respeito dos possíveis mecanismos psicofisiológicos e físicos envolvidos com a técnica Reiki.

Ele finaliza com esta  frase de Allan Kardec: 
   As ideias são  como as  sementes que  só  germinam  no  tempo   certo  e  em terreno preparado. Por isso é preciso esperar o tempo adequado e cultivar primeiro as que já estão prontas para germinar, evitando perder as que ainda não estão prontas na tentativa de antecipar sua germinação. (Allan Kardec)



Saudações Reikianas! 
Paz e bem!


  

Fonte: 
http://www.reikitradicional.com.br/arquivosPDF/Tese%20de%20Doutorado%20-%20Ricardo%20Monezi%20-%202013%20pr.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário