Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: DIFERENÇA ENTRE REIKI TRADICIONAL E REIKI ESSENCIAL

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

DIFERENÇA ENTRE REIKI TRADICIONAL E REIKI ESSENCIAL



Como existem vários sistemas de Reiki, podemos sempre ter a necessidade de compreender qual a real diferença entre eles. Então precisamos assumir alguns pressupostos e posturas, antes de entrarmos num tema destes:
1.     Reiki é Reiki e o que importa é Reiki;
2.     Não existe melhor nem pior quando se pratica Reiki;
3.     O que praticamos é o Usui Reiki Ryoho;
4.     Não interesse o que está escrito num papel mas sim o que se pratica e se o que é praticado é condicente com ospreceitos do Reiki.
Vamos também manter em mente o que o Mestre Usui indicou:
O que é o Usui Reiki Ryoho?
Graciosamente recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar física e espiritualmente, andar por um caminho certo como um ser humano, em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.
A diferença entre Reiki tradicional e Reiki essencial
São os sistemas que definem as diferenças entre o ensino de Reiki. Os sistemas são criados por Mestres de Reiki que pretendem introduzir determinadas técnicas ou perspectivas das práticas. Muitos sistemas surgiram através da raiz do chamado sistema de Reiki Essencial, centenas deles. Este sistema surgiu mais claramente através da Mestre Diane Stein e da publicação do seu livro Reiki Essencial. Nele encontramos algumas diferenças na história do Reiki e principalmente no desenho do quarto símbolo, transmitido no terceiro nível – o Daikomyo. No Reiki Essencial, este símbolo deve ter sido introduzido pelas práticas do Mestre William Rand pois é similar ao Dumo, no Karuna. William Rand criou um sistema ao qual chamou Tibetano e onde incide na influência de saberes tibetanos no Reiki.
sistema tradicional japonês não é mais do que o Usui Reiki Ryoho e a tentativa de ensino, aprendizagem e prática segundo os ensinamentos do Mestre Mikao Usui, seguindo também o racional do Mestre Hayashi e Takata. Na verdade, qualquer um que pratique Reiki, segundo os ensinamentos do Mestre Usui, o que está a fazer é praticar o Usui Reiki Ryoho. O sistema tradicional tem também um grande enfoque na filosofia de vida, através de dois aspectos – os preceitos e os poemas do Imperador Meiji, sendo o último não existente no Reiki Essencial dos anos 80, 90.
É muito difícil estar a falar sobre dois sistemas pois poderá parecer julgamento ou crítica. Felizmente, hoje em dia, muitos mestres actualizam a sua informação e forma de ensino. Muitos do Reiki Essencial até mesmo fazem os cursos em quatro etapas, porque compreendem que é preciso tempo para praticar os saberes.
Vamos então ver as diferenças através da estrutura do curso e das diferenças fundamentais

A estrutura do curso
Reiki tradicional – Quatro etapas:
1.     Nível 1 – Shoden;
2.     Nível 2 – Okuden;
3.     Nível 3 – Shinpiden;
4.     Nível 3B – Gokukaiden.
Reiki essencial – três etapas
1.     Nível 1;
2.     Nível 2;
3.     Nível 3.
As diferenças fundamentais
Todos os praticantes de Reiki devem muito a Diane Stein, porque graças a ela o Reiki tornou-se mais conhecido para o ocidente. Assim como muito respeito à Mestre Takata. A sua adaptação do Reiki deveu-se às necessidades daquele tempo. A nossa preocupação como praticantes é a da união e amizade, a de promover felicidade e paz, não tanto tentar procurar quem tem razão. Escutando os ensinamentos do Mestre Usui, compreendemos o que é Reiki.

REIKI TRADICIONAL
  • Enfoque na História do Mestre Usui, seguindo a tradução do memorial e testemunhos de alunos;
  • 21 técnicas;
  • Uso de termos japoneses;
  • Sistematização da prática em três pilares;
  • A filosofia de vida, os preceitos, os poemas do Imperador Meiji são uma base e a condução da “Arte Secreta de Convidar a Felicidade”;
  • Reiki é “para a melhoria do corpo e da mente”;
  • Reiki é indicado como uma força do universo, como uma energia vital universal, relacionada com a Natureza e o Universo.

  • REIKI ESSENCIAL
  • História foca na parte contada pela Mestre Takata de Mikao Usui ser um padre cristão e professor na universidade;
  • As técnicas não são sistematizadas;
  • Perderam-se os termos japoneses;
  • A prática é mais intuitiva;
  • A filosofia de vida, quando presente, é baseada nos princípios mas nem sempre relevante e com uma tradução diferente, adaptada;
  • Reiki é uma energia espiritual, muitas vezes há enfoques em crenças pessoais e mesmo religiosas quando nada disso está presente no Usui Reiki Ryoho.
Hoje em dia as diferenças persistem apenas por opção pois praticamente todos, ou quase todos os ensinamentos tradicionais já foram expostos publicamente, incluindo as técnicas. Não há certo ou errado, há aquilo que se sente e se pratica.
Um só Reiki
Sem dúvida que todos devíamos fazer um grande esforço para ultrapassarmos sistemas e focarmo-nos no que é mais importante – a prática de Reiki e os ensinamentos profundos que ele nos traz. Para compreendermos a importância dos ensinamentos do Mestre Usui e da razão pela qual não se deve ir para práticas que pouco têm a ver com Reiki, querendo colocá-las no Reiki é observar o que ele disse:
A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.
Perante isto, temos um conceito muito explícito sobre o objectivo do Reiki, que nos traz uma grande reflexão e transformação pessoal.
Precisamos também ter em conta que ao trabalharmos na área da saúde humana, se queremos seguir um determinado método, o Usui Reiki Ryoho, o devemos ter bem enquadrado. Se um padre for receber Reiki e lhe falarem que deve rezar ou se começarem a falar de anjos ele questiona-se o que estará ali a fazer quando foi apenas procurar um tratamento de Reiki. Este tipo de situações pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer sistema porque as crenças são individuais. Então, precisamos devolver o Reiki ao Reiki, há tanto para saber e há tanta riqueza na prática que não é necessário misturar mais nada. Praticando diariamente compreendemos que não há necessidade e que Reiki é um caminho, é a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade“.



http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2016/07/a-diferenca-entre-reiki-tradicional-e-reiki-essencial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário