Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: TESE DE DOUTORADO PROVA EFEITOS DO REIKI ....

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

TESE DE DOUTORADO PROVA EFEITOS DO REIKI ....


Tese de Doutorado de Ricardo Monezi prova efeitos do REIKI na redução de estresse em idosos:
O Reiki contribui para a redução dos níveis de ansiedade e de depressão registados em idosos com estresse. Esta é uma das principais conclusões a que o investigador brasileiro Ricardo Monezi chegou com a sua tese de doutoramento apresentada recentemente.  A investigação baseou-se num estudo aleatorizado e com placebo, acabando por reforçar os dados que têm vindo a ser colhidos a nível acadêmico um pouco por todo o mundo.
“Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado” é o título da investigação apresentada este mês por Ricardo Monezi na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, para a obtenção do título de Doutor em Ciências.
Segundo pode ler-se na tese agora disponibilizada pela Associação Portuguesa de Reiki, “o estresse constitui-se como um desvio da homeostase, podendo contribuir para o desenvolvimento de uma série de sintomas que podem representar um prejuízo à saúde do idoso”. Assim, e porque  ”esta crescente parcela da população mundial tem procurado práticas integrativas e complementares como o Reiki, técnica de imposição de mãos, para o controle de doenças crônicas e melhora do bem estar”, o investigador propôs-se “avaliar se a terapêutica Reiki poderia produzir alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos com sintomas de estresse”.
O estudo durou oito semanas e avaliou um grupo de voluntários que receberam Reiki e outro grupo que recebeu um tratamento placebo. Foram analisadas as respostas psicológicas como os níveis de estresse, ansiedade, depressão, percepções de tensão e bem estar, qualidade de vida, além de respostas fisiológicas como temperatura periférica, tensão muscular e condutância elétrica da pele. O conjunto dos resultados obtidos leva a concluir que “a terapêutica Reiki produz alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos compatíveis com uma redução significativa de estresse”.

 A Associação Portuguesa de Reiki decidiu distinguir Ricardo Monezi com o Prémio Hayashi de Investigação Reiki, tal como já havia feito com a equipa de Antónia Maura Ferreira que, na Universidade de Coimbra, também conduz uma pesquisa em laboratório para avaliar os efeitos do Reiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário