Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI REEQUILIBRA ENERGIA DO CORPO E COMBATE AO ESTRESSE

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

REIKI REEQUILIBRA ENERGIA DO CORPO E COMBATE AO ESTRESSE




JORGE BLAT
repórter da Folha Online 

Uma técnica de cura com as mãos que ficou "esquecida" por seis mil anos ganha cada vez mais uma legião de seguidores pelo mundo.

O reiki, originário das montanhas do Tibete, na China, foi redescoberto no início do século passado pelo educador e padre cristão japonês Mikao Ushui e trazido ao Ocidente na década de 30 por uma de suas discípulas, a havaiana de origem japonesa Hawayo Takata. No Brasil, a técnica foi introduzida em meados dos anos 80.

O reiki, palavra japonesa que significa energia vital universal, é uma aplicação de energia-luz que harmoniza a saúde física, emocional, mental e espiritual. Restaura, equilibra e aperfeiçoa o campo energético do corpo, sem a interferência da energia do terapeuta, que apenas canaliza a existente no universo para pontos desequilibrados do receptor.

"Com toques sutis das mãos, o reiki cria um estado de harmonia e bem-estar na pessoa", afirma Maria Izabel Colamarino, mestre em reiki pelos sistemas Usui (tradicional), Tibetano, Karuna e Tera Mai.

No aprendizado, o aluno, primeiro, é preparado para canalizar para si a energia cósmica. A partir daí, o "reikiano" pode começar a usar as técnicas assimiladas para benefício próprio e também para o próximo. "No início você tem de ser o seu próprio mestre para depois, se quiser, compartilhar com outras pessoas essa energia", completa Colamarino.
A terapia alivia dores físicas, combate o estresse, a ansiedade, o medo, equilibra o sono, não tem contra-indicações e complementa outros tratamentos médicos. "As pessoas que utilizam a medicina tradicional ou a acupuntura, por exemplo, alcançam bons resultados com o reiki", completa Colamarino.
Alguns grupos religiosos rejeitam o reiki e acreditam que se assemelha a uma religião. "O reiki é apenas uma terapia natural, não tem nada de religioso nem filosófico", explica Colamarino.
A terapeuta salienta que a barreira existe apenas em um primeiro momento. "Depois que explicamos o que é, as pessoas o entendem e praticam, inclusive católicos, evangélicos e espíritas", completa.

Princípios do reiki criados por Mikao Usui a partir de seus estudos de escritos antigos em sânscrito:

1.Hoje eu abandono a raiva
2.Hoje eu abandono as minhas preocupações
3.Hoje eu conto com todas as minhas bênçãos
4.Hoje eu faço o meu trabalho honestamente
5.Hoje eu sou gentil com todas as criaturas vivas
Para quem acredita que apenas algumas pessoas possuem o "dom", Colamarino desmistifica: "Todas as pessoas podem aprender desde que a técnica da sintonização (canalização da energia) seja ensinada por um bom mestre de reiki", explica. "Os chacras são os principais receptores de energia, mas no nosso atribulado dia-a-dia nem sempre estão sintonizados para recebê-la naturalmente", completa.
Quando nos sentimos desenraizados e estressados, muitas vezes buscamos energias mais puras no campo ou na praia. Em contato com a natureza, podemos nos recuperar energeticamente, por isso, na maioria das vezes, nos sentimos mais harmonizados.

Além da energização pelo toque, o reiki pode ser enviado à distância. Mas para alcançar esse estágio, o aluno precisa ter feito o primeiro nível da iniciação. Colamarino, porém, alerta: "o envio da energia à distância deve ser feito com o consentimento da pessoa que irá recebê-la".

Segundo a terapeuta, é possível enviar energia a um grupo de pessoas, por exemplo, mas poderá ocorrer que algumas delas estejam "fechadas" a recebê-la. Mas em casos de catástrofe, por exemplo, Colamarino acredita que o envio de REIKI é válida porque pode ajudar pessoas que estão abertas a receber a energização e aliviar o sofrimento daquele momento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário