Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI PARA ESTUDOS, VESTIBULAR, CONCURSO

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

REIKI PARA ESTUDOS, VESTIBULAR, CONCURSO



Garanta seu bem-estar físico e mental para fazer o Enem (ou qualquer outro teste*) tranquilo


Manter a tranquilidade parece uma tarefa cada vez mais difícil, à medida que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. Saber os conteúdos é essencial, mas intercalar os períodos de estudo com momentos de lazer e prática de atividades físicas alivia a tensão e pode melhorar seu desempenho na prova, garantem especialistas.
De acordo com a professora de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e médica especialista em Medicina do Esporte Neiva Leite, uma rotina regular de exercícios físicos ajuda a relaxar e diminuir o estresse, e faz com que o estudo seja mais produtivo.
“Além dos vários benefícios específicos, de melhora muscular e da capacidade cardiorrespiratória, existem benefícios associados à diminuição da ansiedade e da depressão, melhora na qualidade de vida e no bem-estar. Há estudos que mostram que a prática de exercícios físicos moderados também melhora a memória”, afirma a docente.
Dedicar uma parte do tempo para movimentar o corpo no intervalo dos estudos pode parecer uma quebra no cronograma, mas essa interrupção tem um impacto positivo na rotina, diz Neiva.
Segundo ela, o recomendado são 150 minutos semanais de atividades físicas. “Esse tempo pode ser distribuído em três, quatro ou cinco sessões durante a semana. O ideal é aliar exercícios aeróbios (caminhada, corrida, bicicleta, natação), localizados (trabalhos de força, musculação, pilates) e alongamento”, explica.
Os exercícios podem ser praticados dentro de uma escola ou academia ou ainda ao ar livre, tudo dentro do que é possível para o estudante. Ir de bicicleta para o cursinho ou fazer caminhadas em um parque já traz os benefícios físicos e psicológicos, garante a professora, desde que o tempo de atividade some no mínimo 150 minutos semanais.
Neiva ressalta ainda que os exercícios devem ser de intensidade moderada. “Se o aluno começar uma rotina puxada de atleta, vai gerar ainda mais tensão e desgaste, e ele pode ficar sobrecarregado”, alerta.
Mente sossegada
O segredo para uma cabeça tranquila no dia da prova é pensar que o Exame é só mais uma atividade a ser realizada, como qualquer outra. Quem dá a dica é a terapeuta e diretora geral da clínica de terapias integradas Naturo Barigui, Vivian Koch.
“Não vá ansioso, pensando ‘preciso passar para não decepcionar meu pai’. Vá responder as questões, vá na sua confiança, com o pensamento de que você pode, você se dedicou. Deixe que as coisas fluam, senão, a mente bloqueia”, recomenda ela.
Durante a espera para a abertura dos portões ou para o início do Exame, faça respirações abdominais profundas, indica Vivian. “Isso ajuda a relaxar e deixa a mente mais clara. Sua cabeça ficará mais rápida para acessar os dados necessários se você estiver tranquilo.”
Concentrar na respiração, prestando atenção ao ar que passa pela narina e enche os pulmões, é uma ótima estratégia para tirar o foco da preocupação e abandonar pensamentos desnecessários.
No vídeo abaixo, a terapeuta dá dicas que ajudam a acalmar a mente e podem ser postas em prática diariamente, não apenas no dia do Enem.
Além da respiração profunda e da meditação, que podem ser feitas em casa, no ônibus ou na escola, existe terapias para aliviar a ansiedade que são aplicadas por profissionais. “Recomendamos o reiki, as massagens relaxantes e a cromoterapia”, diz Vivian.

http://www.parana-online.com.br/canal/enem-2015/news/907889/?noticia=GARANTA+SEU+BEM+ESTAR+FISICO+E+MENTAL+PARA+FAZER+O+ENEM+TRANQUILO

*grifo meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário