Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: OS 3 C'S DO REIKI - CORAÇÃO, COMPROMETIMENTO E CONSCIÊNCIA

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

OS 3 C'S DO REIKI - CORAÇÃO, COMPROMETIMENTO E CONSCIÊNCIA


Quando praticamos Reiki sentimos algo a mudar em nós, algo de diferente numa capacidade e consciência. Quando a mudança nos traz, por vezes, acontecimentos extraordinários como ver o bem-estar ou recuperação total de uma pessoa precisamos centrar-nos no que é mais importante para que o ego não perturbe o “caminho para a felicidade”.

O coração no Reiki

Falamos muitas vezes que Reiki é amor incondicional. Quando o praticamos, percebemos exactamente o que isso quer dizer. É uma energia que fluir naturalmente para nós e através de nós, trazendo equilíbrio e vitalidade. Muitas pessoas quando recebem reiki, dizem que sentem um grande conforto, “humanidade”, alegria interior, união, equilíbrio. Isto tem a ver com a componente energética do Reiki, no autotratamento e no tratamento a outros.
Na base da prática de Reiki estão os cinco princípios que o Mestre Usui nos legou – só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso. Estes princípios trazem-nos a elevação da consciência, para alcançarmos o satori – a iluminação. Quando fazemos a nossa prática de coração temos em nós as sementes da mudança, que vão sendo alimentadas por esta energia universal. Dia a dia, meditando, praticando, vamos sendo a transformação e isso é feito sem ansiedade, sem expectativa. As coisas acontecem naturalmente. Só por hoje, sou calmo, dizia o Mestre Usui – passo a passo vamos construindo o nosso caminho, com Mente e Coração.
Só por hoje, sou bondoso. O coração no centro dos princípios de Reiki, para a transformação do praticante.
Só por hoje, sou bondoso. O coração no centro dos princípios de Reiki, para a transformação do praticante.

O comprometimento no Reiki

“Reiki está disponível para quem o procura” ~ Hawayo Takata
No Reiki não existem promessas, quer de cura, quer de crescimento pessoal. No entanto, para nós crescermos verdadeiramente, temos que nos comprometer. O compromisso é difícil de entender, principalmente se quisermos apenas responsabilizar o universo pela nossa vida e decisões e não ter a verdadeira consciência de quem somos e do que precisamos fazer. Quando dizemos que vamos deixar fluir, temos que perceber a amplitude do que estamos a desejar. Uma coisa é termos o nosso caminho bem definido interiormente, a outra é acharmos que algo exterior a nós é que verdadeiramente nos guiará. Em parte as duas coisas são precisas. Tanto precisamos confiar no Universo, reconhecendo os caminhos da vida e do que é o Bem Supremo, como devemos saber tomar as rédeas da nossa vida e para isso é preciso comprometimento.
Ninguém entrega ao universo a preparação para um exame e não se esforça para tal, à espera que milagrosamente corre bem. Então porque o fazer com o Reiki, que é uma prática de desenvolvimento pessoal?
Crescer interiormente, compreender a dimensão do nosso ser é também assumir o compromisso que temos para com a vida e para com o impacto que podemos ter com o planeta e com a sociedade. Ao assumir o compromisso na prática de Reiki estamos a dizer “eu esforço-me para melhor e mudar, eu cresço no tempo que for necessário.”
O compromisso não tem nada de pesado ou de negativo, se o acharem, revejam as vossas crenças e o que o Reiki vos poderá ajudar a resolver nessa situação. O compromisso é a linha orientadora para um objectivo. O objectivo do Reiki é atingir o Satori. Qual o teu compromisso com o Reiki e contigo mesmo?
images
O compromisso traz-nos a clareza de um caminho que vai ao encontro da Felicidade, através dos princípios e do autotratamento.

A consciência no Reiki

Diz-se que o Mestre Usui atingiu dois momentos de elevação da consciência – o do seu propósito de vida e o da percepção de Reiki, no final da meditação no Monte Kurama. A estes momentos chama-se, em japonês, Anshin Ritsumei. Quando compreendemos o nosso propósito de vida, acedemos a um novo caminho que em vários momentos nos vai dando acesso à elevação da consciência. Reiki traz-nos a consciência de nós mesmos pela prática do autotratamento e da meditação, gassho, por exemplo.
Trabalhar a consciência é o princípio construtivo para o nosso Ser. É o processo de autodescoberta que possibilita o domínio da mente e das emoções, o alcance da equanimidade e da paz duradoura. Reiki é simples e só mesmo essa simplicidade permite tanto crescimento em nós mesmos.
Vale a pena praticarmos Reiki, buscarmos e alimentarmos estes três C do Reiki – Coração, Comprometimento e Consciência. Só por hoje.
http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/09/os-3c-do-reiki-coracao-comprometimento-e-consciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário