Starry Sun Reiki Luz Para Todos!: REIKI EM HOSPITAIS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

REIKI EM HOSPITAIS



Especialistas têm feito vários experimentos para comprovar a eficácia do Reiki. Quem está inserido dentro das terapias holísticas, tanto terapeuta quanto consultante, já conhece e comprova os benefícios desta arte milenar. No entanto, ainda é algo que está sendo estudado e testado por médicos e enfermeiros que querem comprovar cientificamente o quanto o Reiki ajuda na recuperação e até cura dos males do corpo físico.
No Brasil, segundo matéria publicada na revista Veja (setembro/2011) no hospital Sírio-Libanês existe um departamento de Cuidados Integrativos, cuja coordenação é realizada por um mestre de Reiki, o qual lidera uma equipe multidisciplinar para aplicar técnicas ligadas a terapias alternativas.
“Plínio Cutait, Mestre de Reiki conceituado no mundo todo, estudioso sobre o assunto há mais de vinte anos, palestrante internacional e Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês e importantes instituições de saúde, como o Memorial Sloan Kettering Câncer Center de Nova York, o MD Anderson Câncer Center de Houston, o Dana Farber Câncer Institute de Boston e a Universidade Federal de são Paulo, entre outras, diz que: “aos poucos se abrem para um repertório de cuidados que contempla a integralidade do ser humano, com o propósito de tratá-lo como um todo”. Essa é uma renovação do ato de cuidar, baseada em paradigmas que atravessam todos os tempos, porque são fundamentados no espírito humanístico mais genuíno: a integração entre corpo, mente e espírito.
De acordo com Cutait, cura e educação são inseparáveis. Neste sentido, é de grande valia que o paciente não só receba passivamente os benefícios desta prática em forma de tratamento, mas que possa também aprendê-las e integrá-las em sua rotina, para o alívio de seus sintomas, melhoria de suas condições gerais e uma aproximação de suas próprias forças, muitas vezes escondidas em meio ao desconforto e ao sofrimento.
Algo semelhante está sendo realizado no Hospital Albert Einstein, evidenciando de como está ocorrendo a integração entre medicina tradicional e terapias integrativas, tal como foi denominada pela OMS.
Segundo ainda a matéria da Veja, nos Estados Unidos o médico Brian Bernan fundou o Centro de Medicina Integrativa da Universidade de Maryland, tornando-se a primeira instituição de ensino dos EUA a ministrar técnicas de terapias alternativas.
Este centro de ensino americano é considerado como sendo instituição de pesquisa de excelência, compondo-se de 12 professores e mais de 60 alunos, com atendimento de mais de 10 mil pessoas e grande fila de espera.

A estimativa atualmente é que 70% dos americanos utilizem algum tipo de tratamento alternativo em auxílio aos tratamentos médicos tradicionais.
Em resposta à questão sobre o ceticismo que ainda existe entre muitas pessoas e de profissionais da área médica tradicional, o médico Brian respondeu, conforme consta da mesma matéria da Revista Veja:
Desde a criação do nosso centro, há vinte anos, observo mais e mais médicos e acadêmicos deixando o ceticismo de lado. Isso só foi possível porque hoje, graças aos avanços da ciência conseguimos reunir evidências de que algumas dessas terapias realmente funcionam. No centro de medicina integrativa, dispomos de um banco de dados que reúne 40.000 estudos em andamento sobre o assunto. Na década de 90, eles não passavam de 1.000. Há que considerar também que a medicina convencional não oferece respostas para todos os males.
Especificamente sobre o Reiki, Brian Bernan fez referência ao falar do stress, (doença da atualidade que vem gerando tantas outras em termos somáticos). Diz o médico: “As doenças estão mudando. Males como pneumonia têm causa simples – no caso, uma infecção -, mas várias das doenças da modernidade, como obesidade e diabetes, são crônicas e envolvem uma série de riscos e mecanismo fisiopatológicos. O stress, por exemplo, é um grande problema atualmente e está, na maioria das vezes, na raiz da depressão e dos distúrbios cardiovasculares. Ainda não se inventou uma pílula contra o stress, mas ferramentas como acupuntura, o Reiki, ou meditação conseguem aliviar o sofrimento dos pacientes”.
Como já sabemos que as doenças não são somente físicas, mas suas origens estão no espiritual, mental e emocional também, então temos várias ferramentas, como o Reiki, que nos ajudam e eliminar o mal estar e a nos conectar novamente com a saúde perfeita.
Procure e experimente fazer um tratamento com as terapias holísticas e verá os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário